sábado, 28 de maio de 2011

A 20 DE MAIO, NAS NOITES COM POEMAS, HOUVE BOLINHA VERMELHA








SATIRAS E EROTISMOS DE VERSOS DESPIDOS


MONÓLOGO DO VELHO SÁTIRO LUSITANO


Envelhecer é triste! O outro dizia que aos 60 anos se consegue fazer tudo o que se faz aos 20, só que não apetece… Onde é que os meus 60 já vão, cada vez me apetece menos…



Vou sentar-me a descansar … Deixa cá chegar a cauda para o lado com a mão, que ela já não se ajeita sozinha, e ainda lhe ponho o traseiro em cima …



Antigamente tinha tudo em pé! Embora a memória às vezes me pregue partidas, ainda me lembro desse tempo… As orelhas de bode! A cauda de burro! Até a narigueta achatada eu arrebitava! Para já não falar do cabelo… parecia que tinha visto bicho, sempre no ar… Havia outra coisa que eu tinha sempre em pé… mas não é em pé que se diz nas enciclopédias quando se referem  aos Sátiros…, como é que era??? era… ere… ção, será??? Esta palavra diz-me qualquer coisa…mas agora não me lembra o quê…o que é estava em erecção???



Eu já sabia que esta falta de memória ia acontecer, mas custa!

E o corpo! Todo empenado! Agora até coxeio, há para aqui qualquer coisa na pata…



A minha vida agora é recordar… coisas antigas, às vezes misturadas, vou lembrando…



Emigrei para aqui há bastante tempo, ainda a Natália Correia não tinha organizado a “Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, e parece-me até, que ainda me convidou para algumas festas nessa altura…



Nós os Sátiros  nascemos na Mitologia Grega, mas fomo-nos multiplicando, espalhámo-nos  pelo mundo, e andámos para aí metidos em forrobodós e orgias que eu sei lá!



Os meus primos que foram para a Península Itálica,e por lá ficaram, até mudaram de nome, por causa da Mitologia Romana, passaram a ser os “Faunos” e têm-se divertido muito por lá…



Então ultimamente, com aquele primeiro ministro italiano, é cá cada festarola!!!



Tenho sabido disso pelos jornais e pela televisão!



Até houve alguns Faunos que vieram para cá, não sei quanto tempo ficaram, o Aquilino Ribeiro escreveu que “Andam Faunos pelos Bosques”, mas eu ainda não estava cá, e nunca cheguei a encontrar nenhum descendente desses meus primos… aliás com os incêndios florestais, o melhor que eles fizeram se calhar foi ir dar pulos e assustar donzelas para outro lado!



Os Sátiros que ficaram na Grécia, não estão muito satisfeitos com as orgias que há por lá! Aquilo é mais com o governo, ou com o desgoverno, e até falam em falência. “Falo”! “Falo”, ora aí está! Era a tal coisa, em erecção !!! Lá me lembrei!!!



Por aqui, isto também é uma crise, eu já meti os papéis para a reforma, mas descontei muito pouco,

porque andava sempre em orgias, estou para ver quanto é que vou receber…



Já ninguém nos procura para orgias à moda antiga, quando somos chamados é só para umas tretas, coisas sem graça, e os Sátiros sentem que estão a fazer coisas que, como é que se diz, fodem toda a gente, indiscriminadamente… e ninguém goza, nem mesmo os mais masoquistas…



Esta dor na pata, ainda a incomodar-me há já muito tempo, sou capaz de ter o casco encravado.

Tenho de ver se descubro algum Podólogo…



Eduardo Martins

Carcavelos, Maio 2011




SATIRAS E EROTISMOS DE VERSOS DESPIDOS



SONETO EXPERIMENTAL

Neste mundo em que me meto
De desnudada temática,
Não tendo nenhuma prática,
Atiro-me logo a um soneto!

Escrita de Versos Despidos
Em Sátiras e Erotismos?
Onde estão os moralismos
Em que fomos instruídos?

Versos Despidos, com o frio,
E a neblina matinal!
E o vento que vem do rio!

Eu não lhes desejo mal!
Não os quero fracos, sem pio,
Vistam-se! Ponto final!



Eduardo Martins
 Carcavelos, Maio 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário