segunda-feira, 21 de maio de 2012

NOITES COM POEMAS - "VERMELHO COR DE SANGUE"

Nas "Noites com Poemas" do mês  de Maio, o convidado foi Garcia Rosado, que falou entre outras coisas, sobre os livros policiais que escreve, e nomeadamente, o ultimo, "Vermelho Cor de Sangue".

Alusivamente, li o poema que escrevi para a ocasião:


A INCAPACIDADE


 
Quisera escrever um livro

Com um conteúdo bem sórdido.

Pouco colorido

De preferência queria que fosse

Vermelho e negro.

Mas o Stendhal já se lembrara disso.



O que não queria dizer

Que o título fosse aquele,

Agora quanto ao conteúdo, devia ser

Vermelho e negro.



Mas que fosse para todos os efeitos

Um romance negro,

No sentido policial, de crime por resolver,

Com muito sangue,

Que quando fosse feito o filme,

Seria substituído por molho de tomate.



Tentei tudo, mas o vermelho não me saia!

Aparecia era um verde esperançoso por vezes

Que me traía a trama do romance!



Tentei aligeirar o conteúdo

E fazer um romance cor-de-rosa,

Mas também não me saia nada de jeito,

Só uns tons amarelados…



Não percebia o que me estava a acontecer.

Entretanto uma voz sussurrou-me ao ouvido:

Se calhar tens discromatopsia…

 Quase saltei, julgando ouvir uma ofensa.



Depois lembrei-me:

Pois é, eu não distingo algumas cores…

Sempre sofri de daltonismo.



Eduardo Martins


Carcavelos, Maio 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário